CI

Dia Internacional do Café: Consumidor paga caro

O cenário evidencia a urgência de investimentos



“A excelência do café nacional está diretamente ligada ao trabalho rigoroso de vigilância e inspeção" “A excelência do café nacional está diretamente ligada ao trabalho rigoroso de vigilância e inspeção" - Foto: Divulgação

Celebrado em 14 de abril, o Dia Internacional do Café homenageia uma das maiores paixões dos brasileiros e reforça a importância do grão na economia nacional. O café é o produto agrícola mais consumido no país e, em 2024, o Brasil consolidou sua liderança como maior exportador mundial, com o envio recorde de 50,4 milhões de sacas para 116 países, uma alta de 28,5% em relação a 2023, segundo o Cecafé.

Esse desempenho não se constrói apenas nas lavouras. Ele depende também da atuação estratégica dos auditores fiscais federais agropecuários, responsáveis por garantir a qualidade do produto e a segurança fitossanitária das exportações. Segundo o Anffa Sindical, esses profissionais emitem certificados exigidos por mercados como a Turquia e atuam em toda a cadeia produtiva, desde o campo até os portos.

Na última semana, representantes do setor e do Ministério da Agricultura se reuniram em Santos (SP) para discutir gargalos logísticos na emissão de certificados fitossanitários, que vêm atrasando embarques. O cenário evidencia a urgência de investimentos em pessoal e infraestrutura para fortalecer a fiscalização agropecuária nos pontos de exportação.

“A excelência do café nacional está diretamente ligada ao trabalho rigoroso de vigilância e inspeção. Nos portos, aeroportos, fronteiras e áreas de produção, no beneficiamento até o comércio, os auditores fiscais federais agropecuários atuam de forma preventiva protegendo toda a cadeia produtiva e garantindo que o Brasil siga sendo referência mundial em segurança agropecuária. Assim, consumidores brasileiros e de todo o mundo têm garantido o cafezinho do dia a dia com total confiança na qualidade do produto”, destacou o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), Janus Pablo Macedo.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.